segunda-feira, 15 de agosto de 2016

´"YAS" é o mega-iate que se segue.

Decididamente que parece que o porto de Portimão foi descoberto pelo restrito nicho dos super-iates.
Depois de termos tido na semana que passou a presença do RADIANT, 29º maior iate e do ICE, 56º maior que se encontra ainda atracado, hoje o porto de Portimão recebeu a visita do YAS, o 8º  maior iate do mundo com os seus 141 metros de comprimento.
O YAS é propriedade do Sheikh  bin Zayed Al Nahyan dos Emirados Árabes Unidos, umas das figuras mais importantes daquele estado árabe aonde já desempenhou funções de Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores daquele país.
O YAS foi construído inicialmente como uma fragata da marinha real holandesa com o nome de Piet Hein. Em 2011 foi totalmente reconstruido nos estaleiros ADMShipyards que o transformou no palácio das mil e uma noites que é hoje.

Das suas características técnicas ressalvam os seus 141 metros de comprimento. uma boca de 15 metros, sendo o seu calado de 4,30 metros. Dispõe de alojamento para 60 convidados, que são servidos por uma tripulação de 56 elementos. A sua estrutura permite que possa atingir a velocidade 26 nós muito embora a sua velocidade de cruzeiro seja de 22 nós. Do seu equipamento consta igualmente um helicóptero.
Atendendo ao elevado poder económico dos proprietários destes verdadeiros palácios flutuantes estas escalas poderão ser o abrir de uma janela para que o porto de Portimão possa no futuro receber muitos mais navios como estes, que poderão traduzir-se no abrir da região para um segmento do mercado de turismo que sem dúvida alguma poderá trazer excelentes retornos económicos pois nestes casos funciona muito a transmissão de impressões entre os donos destes mega-iates sobre os portos visitados.
 fotos exteriores e texto : António Silva

   

Sem comentários: