quarta-feira, 11 de maio de 2016

THOMSON SPIRIT de regresso a Portimão

O porto de Portimão recebeu hoje o navio de cruzeiros Thomson Spirit da popular operadora britânica Thomsom Cruises, que depois de alguns anos de ausência de escalas neste porto regressa em 2016 com um conjunto de 8 escalas que poderão trazer a esta cidade perto de 10.000 visitantes.
Nesta sua primeira escala  o Thomson Spirit transporta 1.200 passageiros maioritariamente ingleses.
Construído nos estaleiros franceses Chantiers de l’ Atlantique, em St. Nazaire, foi inaugurado na década de 80, mais precisamente em Julho de 1983. Mede 215 metros de comprimento, 27 metros de boca e 7,5 metros de calado, possui 33,930 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 1250 passageiros com 500 tripulantes, disponibilizando 10 decks para hóspedes com um total de 627 cabines, 413 das quais com vista exterior.
O Thomson Spirit foi o primeiro navio de um projecto de remodelação de frota que a Holland America Line protagonizou os anos 80 e logo para assumir uma designação emblemática junto deste armador, pois foi baptizado como Nieuw Amsterdam, o terceiro a ostentar este nome. Um ano depois, seria inaugurado o idêntico Noordam, atual Thomson Celebration. Ambos apresentavam linhas arrojadas e até revolucionárias para a época, facto que gerou alguma admiração uma vez que estariam ao serviço de uma companhia que sempre privilegiara algum conservadorismo
O então Nieuw Amsterdam (III) esteve 17 anos ao serviço da Holland America Line mas em 2000 foi vendido à empresa American Hawaii Cruises. Com o atentado terrorista do 11 de Setembro esta empresa viria a sofrer um colapso financeiro e o navio acabou por ser recuperado pelo armador de Roterdão. Ainda assim, o pouco tempo que esteve a operar no Havai valeu-lhe a mudança de nome para Patriot. Em 2002 foi alugado à companhia cipriota Louis Cruise Lines, que alterou o nome para Spirit, armador que acabou por adquirir o navio em 2008. Referência para o facto que, apesar de ser pertença da Louis Cruise Lines, desde 2003 que o navio é operado pela Thomson Cruises, altura em que foi baptizado com a actual designação, Thomson Spirit.
 O Thomson Spirit voltará a Portimão já no próximo dis 25 de Maio.
fotos..............: José Casimiro
fotos Arquivo....: António Silva, Luis Monteiro
texto..............: António Silva/Andrá Moura

Sem comentários: