terça-feira, 15 de outubro de 2013

NAVIO DE CRUZEIROS FRAM DE VOLTA A PORTIMÃO



Depois de já ter estado em Portimão no passado dia 02 de Abril, escalou ontem novamente este  porto o navio de cruzeiros FRAM do conhecido operador norueguês  Urtigruten.


Esta companhia baseada na cidade de Bergen na Noruega dispõe actualmente de uma frota de 11 navios de pequenas dimensões, direccionados para expedições, nomeadamente aos pólos e aos afamados fiordes da Noruega, sendo o FRAM o único navio da mesma que faz igualmente cruzeiros por outras paragens.


Construído em 2007 nos estaleiros italianos Fincantieri em Monfalcone, este navio possui algumas características que o tornam num verdadeiro navio expedicionário e capaz de navegar pelo mais remotos locais do planeta pois o seu casco foi devidamente concebido para estas explorações.

Não sendo um navio para grandes massas mas sim para um tipo de passageiros amante da natureza e de explorações, no seu interior os mesmos encontram diversos espaços de repouso e lazer tais como biblioteca, dois bares e dois restaurantes, além de uma loja para compras.


Como curiosidade neste navio não existe Casino, salão de espectáculos ou piscina, muito embora estejam disponíveis 2 jacuzziS e um Fitness Center.

Nesta viagem o FRAM transporta cerca de 270 passageiros, que durante esta escala tiveram oportunidade de conhecer alguns encantos desta região algarvia.


 O navio que atracou pelas 08H00 procedente de Lisboa, partiu ás 17H00 com destino a Casablanca..


Para terminar aqui ficam alguns dos dados técnicos deste interessante barco que ontem esteve no porto de Portimão.
Operador......: Hurtigruten
Ano Const.....: 2007
Estaleiro........: Fincantieri, Monfalcone, Italia
G. Ton..........:   12.700
Comprim......:      114.0 m
Largura.........:         20.2 m
P. (normal)...:     272
P. (maxim)...:     318
Tripulação....:     150
Oficiais.........:   Noruegueses
V.Serviço......:       15 nós
fotos : Luis Monteiro
Texto: António Silva

Sem comentários: