segunda-feira, 28 de outubro de 2013

L'AUSTRAL EM PORTIMÃO - O regresso da Compagnie du Ponant a Portimão.




O porto de Portimão recebe hoje pela primeira vez a escala do paquete francês L'AUSTRAL, do operador Compagnie Du Ponant, vocacionado para cruzeiros de expedição e a pequenos portos, pouco acessiveis aos grandes operadores de cruzeiro.


O L'AUSTRAL foi construido no ano de 2011 nos estaleiros Fincatiari, em Ancona Itália e tal como os seus irmões Le Boreal e Le Soleal está dotado do que melhor existe nesta segmento médio/alto da industria de cruzeiros.
foto Teresa Martins
De facto na visita que hoje efectuamos ao navio pudemos constatar esse facto, pois embora seja um navio pequeno, o seu design moderno, aonde imperam os inox e o vidro transmitem-nos a ideia do que estamos num navio de alto patamar, pois dentro do modernismo todas as suas instalações são muito ricas e luxuosas. De salientar que em todo o navio existem rampas e cadeiras elevatórias para passageiros com deficiência motora o que para nós foi uma surpresa, pois é a primeira vez que nos deparamos com estes equipamentos e estas acessibilidades num navio de cruzeiros.


Na visita que nos foi proporcionada pela responsável das relações publicas do navio pudemos conhecer praticamente todas as áreas publicas do mesmo e devemos confessar que foi uma agradável surpresa, principalmente pela atmosfera cosmopolita existente, aliada à qualidade implementada.

Responsável Relações Publicas
 Os próprios corredores por onde passamos são de uma largura superior ao que muitas vezes encontramos em navios muito maiores, o que mais uma vez demonstra o cuidado colocado pelos arquitectos de interiores da companhia.

Drº Luis Monteiro e o Cmte Jean-Philippe Lemaire

No brieffing realizado no Salon Panoramique fomos recebidos pelo cmte Jean-Philippe Lemaire que manifestou a sua satisfação por voltar na sua longa carreira pela 3ª vez a este porto. Durante o encontro o mesmo teve oportunidade de deixar algumas dicas no sentido de melhorar as acessibilidades de navegação ao porto de Portimão, manifestando a sua simpatia pelo mesmo e elogiando as condições ímpares que  Portimão e o Algarve oferecem para este tipo de navios de cruzeiros. 

Pela parte do município de Portimão o Drº Luis Monteiro teve igualmente oportunidade de realçar as alterações que estão iminentes na estrutura orgânica dos portos do Algarve e a projecção que se pretende dar a este porto.  


 No conjunto de fotografias abaixo apresentado poderão observar alguns dos espaços mais interessantes do L´AUSTRAL. 























 O L´AUSTRAL tem a largada agendada para as 17h30 com destino a Lisboa, porto final deste seu cruzeiro. 


fotos e texto : António Silva

Sem comentários: