sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MEMÓRIAS - NAVIOS DE CRUZEIRO EM PORTIMÃO NO ANO DE 2001

Continuamos hoje na nossa viagem no tempo, trazendo a este espaço a recordação de navios de cruzeiros que no passado demandaram o nosso porto em viagens de cruzeiros.

 Hoje iremos debruçarmo-nos sobre as escalas realizadas em 2001, ano em que estiveram no porto de Portimão 11 navios de cruzeiros que efectuaram no seu conjunto 21 escalas.

Abaixo apresentamos as fotos desses navios, com a indicação do respectivo armador e número de escalas efectuadas em naquele ano de 2001.

P&O - AURORA - 2 escalas
Lindblad Expedition - CALEDONIAN STAR - 1 escala
Lindblad Expedition - CLIPPER ADVENTURE - 1 escala

Happag Lloyd - HANSEATIC - 1 escala
MAXIM GORSKIY - 1 escala

P&O - ORIANA - 1 escala

Compagnie Iles du Ponant - SC PANORAMA - 1 escala

Sea Cloud Cruises - SEA CLOUD II - 2 escalas

Seabourn Cruise Line - SEABOURN GODESS II - 1 escala

 Windstar Cruises - WIND SONG - 1 escala
Windstar Cruises -WIND STAR - 9 escalas

De entre estas escalas devemos dar destaque á visita do MAXIM GORKIY, paquete construido em 1969 para a companhia alemã Deutsche Atlantik com o nome de HAMBURG e, que depois de 40 anos ao serviço de diversos operadores foi desmantelado em 2009 quando foi vendido a sucateiros na India.

Merece igualmente relevo ao número de escalas efectuadas pelo Wind Star que, tal como em 2000 visitou Portimão por diversas vezes.

Igualmente o SEABOURN GODESS II que nos visitou naquele ano foi vendido a outra companhia de cruzeiros, passando a chamar-se SEADREAM II, tendo já escalado Portimão em diversas ocasiões com esse nome.

fotos : ACC e Shipparade
texto : António SIlva

Sem comentários: