quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ADONIA - Estreia em Portimão do último navio a integrar a frota da centenária companhia P& O


Portimão recebe no próximo sábado o navio de cruzeiros ADONIA, a mais recente unidade da centenária companhia de cruzeiros britânica P&O.

foto: Luis Miguel Correia
Construído no ano 2001, nos estaleiros franceses Chantiers de L’Atlantique, em Saint-Nazaire, França, o actual Adonia foi o último de oito navios da classe R (Renaissance) e baptizado precisamente como R Eight. Eram navios que se destinavam à companhia francesa Renaissance Cruises, todos eles de pequenas/médias dimensões mas que primavam pelo luxo interior.

Com o 11 de Setembro de 2001, muitas empresas faliram e esta companhia não escapou à tendência de crise que se verificou na altura em relação ao sector do turismo. Em resultado desta falência, muitos dos oito navios ficaram laid up, em Gibraltar.

foto: Ship Parade
Perante este cenário, os navios foram leiloados e posteriormente adquiridos pela Cruiseinvest, uma empresa ligada ao armador responsável pelos mesmos, que tinha perspectivas de ainda poder rentabilizá-los. Em 2003, o navio foi voltou a operar, desta feita como navio de cruzeiro da Swan Hellenic. O navio foi renomeado Minerva II e esteve ao serviço da operadora britânica durante 4 anos.

A 7 de Abril de 2007, o Minerva II terminou sua última viagem com a Swan Hellenic e foi transferido pela empresa-mãe, Carnival Corporation, que o assignou à Princess Cruises.

Já com a designação de Royal Princess, entrou em serviço em Abril de 2007. Saliente-se que a 18 de Junho de 2009, o então navio da Princess quando iniciava uma viagem de 12 dias para a Terra Santa, com partida de Port Said, no Egipto, sofreu um incêndio na casa de máquinas, incêndio este que obrigou o navio a regressar ao porto de origem e a parar por algum tempo com intuito de realizar as reparações necessárias.
Em 9 de Dezembro de 2009, foi anunciado que o Royal Princess seria transferido para a frota de P&O Cruises, o que veio a concretizar-se a 21 de Maio de 2011, sendo renomeado ADONIA, tendo como madrinha a famosa cantora Shirley Bassey.

Curioso ainda referir que podemos encontrar vários navios idênticos ao ADONIA como são os casos dos gémeos Azamara Quest, Azamara Journey, Regatta, Insignia, Nautica, Pacific Princess e Ocean Princess.

foto: Fernando Carvalho
O ADONIA foi concebido para um público mais requintado e que procura evitar grandes multidões, optando por um cruzeiro mais tranquilo e intimista, numa ambiência de elevado requinte.

Escadaria Principal
O luxo que ostenta no seu interior é assinalável, o que facilmente se constata nos vários decks públicos do navio. Para além das habituais comodidades como The Curzon Lounge, Cyb Center,  Library, Cards Room, Photo Gallery, Oasis Spa And Health Club, Gymnasium, Salon Panorama Buffet, Sabatini's, ou Pacific Lounge, destacamos a escadaria no átrio principal do navio.

Pacific Dining Room 
No que concerne á restauração o navio tem no The Pacific Dining Room o seu restaurante principal. No Sorrento os passageiros têm ao seu dispor um elegante restaurante Italiano. Para os apreciadores o Ocean Grill é, como o seu nome indica um excelente restaurante grill. Finalmente o Food Court é outro dos espaços dedicados aos pequenos almoços e refeições menos formais.
Biblioteca
Dos seus 8 bares destaque para o Crow´s Nest and Anderson´s, um bar tipicamente britânico tão do agrado dos subditos de sua Majestade.
O navio dispõe igualmente de 2 piscinas exteriores e igual número de jacuzzis para os apreciadores do sol e da natação. Outro equipamento disponivel é o simulador de golfe para os amantes dsquela modalidade.

Área de Piscinas
Para as compras existem igualmente algumas lojas aonde um variado leque de artigos podem ser adquiridos.

Finalizamos com alguns dados técnicos deste excelente navio de cruzeiros que visita Portimão  pela primeira vez no próximo sábado.

Nome : ADONIA

Companhia - Carnival Corporation
Operadora  - P&O Cruises
Categoria       ****
Construtor   -  Estaleiros Chantiers de L’Atlantique (França)
Ano de Construção 2001

Tonelagem:    : 30,277 t
Comprimento:      180 m
Boca             :       25 m
Calado          :         6 m
Potência        :   4 x 12V32-Cylinder-Wärtsilä 13,500KW
Velocidade    :  18 nós
Capacidade de passageiros :  702 pax
Tripulação                          :   372
Oficiais                               :   Britânicos

Vida a bordo Premium
Registo Hamilton, Bermuda

fotos Interiores : P&O e ShipParade
fotos Exteriores: Ship Parade

Texto: António Silva e André Moura

2 comentários:

VMF disse...

Excelente artigo, para os amantes do "old world" este navio será certamente obrigatório

Vitor

Antonio Silva disse...

Meu caro Vitor,
Obrigado pelo seu comentário. É sempre agradável sabermos que o nosso trabalho é apreciado. Abraço
António Silva