quarta-feira, 27 de abril de 2011

BALMORAL em PORTIMÃO - Um pouco da sua História.



O BALMORAL, navio almirante da conhecida companhia de cruzeiros FRED OLSEN CRUISE LINES escala Portimão na próxima 6ªfeira, dia 29.

É um navio emblemático e  muito apreciado no mercado britânico de onde são naturais a maioria dos seus passageiros. Ao longo destes 33 anos de existencia mudou diversas vezes de companhia e de nome, tendo sofrido uma grande remodelação em 2007.




Foi construido nos estaleiros Meyer Werft of Papenburg, Alemanha em 1988 para a Royal Cruise Line com o nome de Crown Odyssey. Em 1989 a RCL foi vendida á Norwegian Cruise Line tendo este barco continuado a integrar a frota da RCL até 1996. A reorganização de todas as frotas do grupo NCL fez passar este barco para a NCL tendo sido renomeado então com Norwegian Crown.

Crown Odissey
Em 2000 com a aquisição por parte da NCL da Orient Lines o navio voltou a ter o seu nome original, Crown Odyssey.
Em 2003 sofreu a sua primeira remodelação e voltou a integrar a frota da NCL com o nome de Norwegian Crown.



 
A 25 de Maio de 2006 a NCL anunciou a venda do Norwegian Crown á Fred Olsen Cruise Lines. A entrega foi feita em Fevereiro de 2007 tendo a FOCL iniciado uma grande remodelação nos estaleiros Blohm+Voss em Hamburgo, Alemanha que incluiu o aumento do mesmo com a adição de uma secção de 30 metros, passando dos 187,71 metros para os actuais 217,91. Este aumento de 186 camarotes de passageiros e de 53 camarotes para tipulantes que incluiu a construção de 60 novos camarotes com balcão tornaram o navio como o maior da Fred Olsen Cruise Lines, tendo então passado a chamar-se BALMORAL.
Todos estes trabalhos terminaram  no final de 2007 tendo o navio feito o seu cruzeiro inaugural para a Flórida a 13 de Fevereiro de 2008.
Antes deste cruzeiro que incluiu Portimão o BALMORAL efectuou um cruzeiro á volta do mundo que se iniciou a 5 de Janeiro em Southampton com destino ao Dubai, visitando as Canárias, Caraíbas, América do Sul, Austrália e Nova Zelandia, tendo este mesmo cruzeiro finalizado novamente em Southampton no passado dia 23 do corrente mês.

Balmoral em Lisboa - Foto Rui Agostinho
Como curiosidade final refira-se que o BALMORAL foi fretado pela Miles Morgan Travel para fazer a rota original do RMS Titanic em 2012, estando prevista a sua paragem no exacto local do seu afundamento no dia 15 de Abril de 2012, comemorando assim o 100º aniversário do afundamento daquele histórico navio.

 
Para finalizar este artigo aqui deixamos aos nossos visitantes alguns dados técnicos sobre o BALMORAL.  



Operador   : Fred. Olsen Cruise Lines

Ano Construção    : 1988
Ano Reconstrução : 2008

Estaleiro Constructor : Meyer Werft, Papenburg, Alemanha
Nomes anteriores      : Crown Odyssey, Norwegian Crown

Deslocamento   ; 43.537 G Ton.

Comprimento    :      217.9 m 
Largura             :        28.2 m 

Passageiros       :     1.340
Tripulantes        :        471

Vel. Cruzeiro    :          20 nós

fotos     : shipparade e Simplonpc
Dados   : Wikipedia
texto     : A.Silva

Sem comentários: