segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OCEAN PRINCESS - Um pouco da sua História

Uma das mais prestigiadas companhias de cruzeiros existentes é sem duvida nenhuma a Princess Cruises, que faz parte do grupo Carnival, considerado o maior grupo de cruzeiros do mundo.

A Princess Cruises foi fundada em 1965 e tornou-se muito popular através da série televisiva “O Barco do Amor”. Em 1974 foi adquirida pela P&O e, formam actualmente a Carnival Corporation

A Princess dispõe de uma frota de 18  navios de diversa tonelagem, tendo na classe Grand Class as suas maiores unidades.

O OCEAN PRINCESS que nos visita no próximo dia 26 foi construído no ano 1999, nos estaleiros franceses Chantiers de L’Atlantique, em Saint-Nazaire, França. O actual OCEAN PRINCESS foi o quarto de oito navios da classe R (Renaissance), e baptizado precisamente como R Four. Eram navios que se destinavam à companhia francesa Renaissance Cruises, navios esses de pequenas/médias dimensões mas que primavam pelo luxo interior. Com o 11 de Setembro de 2001, muitas empresas faliram e esta companhia não escapou à tendência de crise que se verificou na altura em relação ao sector do turismo. Em resultado desta falência, muitos dos oito navios ficaram em laid up em Gibraltar.

Em 2002 a Princess Cruises assegurou o R-Four e o seu irmão R-Three (Pacific Princess),  num contrato de leasing de dois anos. O navio entrou ao serviço no final de 2002 tendo sido renomeado como Tahitian Princess. No final do contrato a Princess decidiu adquirir ambos os navios.
Mais tarde em 2007 a Princess Cruises adquiriu o R-Eight, que é actualmente o Royal Princess.
Atrium
A bordo deste e dos outros restantes 7 barcos, podemos encontrar requinte e elegância nos seus interiores. O destaque vai para a escadaria central que é similar á escadaria principal que nos foi mostrada por James Cameron, no seu filme Titanic!
Cabaret Lounge
Main pool
Ao contrário dos grandes navios de cruzeiro, este navio não foi concebido para as grandes massas mas sim para um público mais requintado e que procura evitar precisamente grandes multidões, optando por um cruzeiro mais tranquilo e intimista, numa ambiência de algum requinte.

Biblioteca
ClubRestaurant
Panorama Buffet
Sabatinis Tratoria
Panorama Buffet
Owners Suite

Concluindo, um excelente navio de cruzeiros para os apreciadores do conforto, requinte e descanso que poderemos ver na próxima 5ª feira, estando a sua escala agendada entre as 07h00 e as 18h00.

Para finalizar aqui ficam algumas das suas características técnicas para todos aqueles que gostam de saber todos os pormenores sobre um navio. 

Nome..........: OCEAN PRINCESS
Classificação: ****

Operador....: Princess Cruises

Ano de construção: 1999
Estaleiros..............: Chantiers de l'Atlantique, St. Nazaire, Franca
Nomes anteriores..: R Four, Tahitian Princess (2009)

Tonelagem............: 30.277
Comprimento........:      181,00 m
Largura.................:        25.50 m
Calado..................:          6.00 m

Passageiros...........:      702
Tripulação.............:      372
Veloc. de Cruzeiro:        18.0 kn

Textos               : António Silva e André Moura
 fotos Interiores : Princess Cruises
 fotos Exteriores: ShipParade

Sem comentários: