sábado, 29 de maio de 2010

PRINSENDAM encerra as escalas de navios de cruzeiros em Portimão neste 1º Semestre

PRINSENDAM em Portimao a 29-05-2010  foto: A.Silva 

Tal como estava previsto escalou hoje Portimão o navio de cruzeiros PRINSENDAM da companhia holandesa Holland America Line, na escala de um cruzeiro que teve o seu inicio em Fort Laudardele, na Flórida e irá terminar em Amesterdão. No prosseguimento desta viagem o PRINSENDAM saiu pelas 17h00 com destino a Lisboa, seguindo-se escalas em Bilbao, Corunha, Falmouth, Le Havre e  Dover.
  
PRINSENDAM em Portimao a 29-05-2010 foto: A.Silva

O album seguinte mostra algumas fotos da escala e saída deste navio num trabalho da nossa colaboradora Ana Lúcio de Portimão.
clicar na foto para aumentar
Para aqueles que gostam de conhecer pormenores sobre os navios de cruzeiros apresentamos abaixo um texto bastante ilucidativo sobre este barco que hoje esteve entre nós, num excelente trabalho do nosso amigo e colaborador Drº André Moura do ACC a quem mais uma vez agradecemos a sua colaboração.

Nome : PRINSENDAM

Categoria: ****+
Companhia: Carnival Corp.
Operadora: Holland America Line
Construtor: Wartsila (Finlândia)
Ano de Construção: 1988
Tonelagem: 37,845 t
Comprimento: 204m
Boca: 28m
Calado: 7,2m
Potência: 2x Diesel 21,120 kW /2
Velocidade de serviço: 21,8 nós
Capacidade máxima de passageiros: 840
Elementos de Tripulação: 443
Oficiais: Europeus
Vida a bordo: Premium
Registo: Roterdão, Holanda

                                       Fonte: Shipspotting
Este navio foi recentemente remodelado e modernizado e é um dos mais famosos navios daquela empresa, isto porque realiza roteiros um pouco diferentes do habitual. Foi construído em 1988 pelos estaleiros finlandeses Wartsila, para a companhia Royal Viking Line, com o nome de Royal Viking Sun. Em 1994, passou a operar para a Cunard, quando a empresa britânica adquiriu a Royal Viking Line. Entre 1998 e 2002 pertenceu à Seabourn Cruise Line com o nome Seabourn Sun.

                                                  fonte: Ship Parade

Ora como tinha características muito diferentes dos restantes navios da Seabourn acabou por não vingar no contexto definido por aquela empresa. A partir de 2002 e depois de uma extensa remodelação, altura em que lhe acrescentaram 22 cabines e um bar, foi transferido para a Holland America Line onde permanece até à actualidade.

                                                     fonte: Ship Parade

Para além de ser o mais antigo é também o mais pequeno navio da famosa frota holandesa, mede 205 metros de comprimento, 28 metros de largura e 7 de calado, tendo  37,845 toneladas de deslocamento e levando um máximo de 849 passageiros. Quando foi construído, foi considerado um dos navios mais luxuosos de então, hoje em dia ainda ostenta uma excelente qualidade global, não fosse um navio da já lendária Holland America. Apesar dos seus 22 anos, continua a ser um navio muito procurado, não só pela qualidade global mas também pelo carácter intimista que se vive a bordo
 
 
                                              fonte : Ship Parade
Diferente dos cruzeiros generalistas em vários aspectos, é nesta ambiência de tranquilidade e relaxamento numa atmosfera familiar que o Prinsendam se destaca. Embora relativamente pequeno, o seu espaço interior é imenso, uma vez que o número máximo de passageiros não passa das 840 pessoas e os camarotes são, na generalidade, muito grandes com espaços públicos que raramente ficam muito povoados.



                                          fonte: Ship Parade
Todas as comodidades do navio são de elevada categoria, onde é evidente o bom gosto na sua decoração. Aqui destacamos o bar Crow’s Nest, o restaurante La Fontaine, o Explorer’s Lounge, o Greenhouse SPA, os tantos bares temáticos e as bonitas piscinas no piso cimeiro.


                                           fonte: Ship Parade

Em suma, o Prinsendam possuiu as comodidades gerais dos paquetes actuais mas proporcionando um clima reservado e de ambiência restrita numa tipologia de cruzeiro intimista.


                                                fonte: Ship Parade
            texto : Drº André Moura - ACC
            Fotos: Shipspotting e Shipparade

Sem comentários: