sexta-feira, 21 de maio de 2010

DIA DA MARINHA EM PORTIMÃO


                         " A Pátria Honrai que a Pátria vos Contempla".

Este ano  o dia da Marinha está a ser celebrado em Portimão, associamdo-se assim às Comemorações do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes que, para além de ter sido um grande politico e homem de letras, foi também um apaixonado pelo mar e pelos barcos.
As comemorações iniciaram-se no passado dia 15 e têm o seu ponto mais alto no próximo domingo dia 23 de Maio, com diversas actividades.
Segundo o programa disponibilizado, nesse dia as actividades terão o seu inicio pelas 10H00 com uma missa em sufrágio dos elementos da Armada já falecidos na Igreja do Colégio. Pelas 11H30 terá lugar uma cerimónia militar na zona ribeirinha de Portimão. Da parte da tarde na praia da Marina terão lugar diversos exercícios de demonstração das capacidades da Marinha, seguindo-se  a sempre bela e espectacular largada dos navios.


O Blog Portimão Cruises presta a sua homenagem a esses homens e mulheres que seguindo as pisadas dos nossos antepassados, patrulham os mares em cumprimento de missões de vigilância e salvamento, muitas vezes efectuadas com grande sacrificio e abnegação mas  com o seu lema sempre presente


A foto abaixo publicada mostra a corveta António Enes sob um mar bastante agitado, algures na costa Portuguesa. Uma foto que nos chegou através da Internet mas que infelizmente não conseguimos identificar o seu autor e o local preciso aonde foi tirada, muito embora a indicação seja que tenha sido obtida á saída do porto da Horta na Ilha do Faial.

Finalmente passado alguns meses conseguimos saber que esta foto foi tirada por Nelson Vitorino em Peniche.

                                                                foto - Nelson Vitorino
 texto : A. Silva
  fotos : fotolia

1 comentário:

antónio brás disse...

O AUTOR DESTA FOTOGRAFIA É NELSON VITORINO E A MESMA FOI TIRADA AO LARGO DE PENICHE DURANTE AS BUSCAS REALIZADAS PELA MARINHA A UM ESTUDANTE DESAPARECIDO NO CABO CARVOEIRO